O que é PFF?
PFF significa Peça Facial Filtrante. Os PFF são respiradores ("máscaras") considerados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e por isso têm sua capacidade filtrante certificada, diferentemente das máscaras de tecido.
Os filtros são capazes de evitar a inalação de poeiras, gases, fumaças e substâncias, constituídos por um emaranhado de microfibras sintéticas em camadas e com tratamento eletrostático para reter partículas.
A PFF2 têm por volta de 94/95% de eficiência na filtragem, e por isso são recomendadas para a proteção contra a COVID-19.
Como colocar e retirar com segurança?
Esse tutorial serve para praticamente todos os modelos de PFF2. Você pode e deve treinar algumas vezes, até ganhar prática.
Posso usar mais de uma vez?
Deve! Apesar da embalagem afirmar que são descartáveis, já sabemos que é possível fazer um reuso seguro.
O método mais recomendado é deixar "descansando" por entre 3 e 7 dias para inativar possíveis vírus na superfície. Por isso, recomendamos a "semaninha": pendurar em ganchos ou guardar em envelopes de papel, numerados, e alternar o uso entre elas.
Não utilize nenhum produto para higienizá-las.
Posso lavar ou borrifar álcool?
Não! Nenhum produto pode ser utilizado para higienizar, porque eles danificam a camada eletrostática, importante para a proteção. Não precisa se preocupar: os dias de descanso são suficientes.
Por quantas horas posso usar?
O uso recomendado é de oito horas, mas não significa que você fica totalmente sem proteção após esse período.
O uso de PFF2 pode fazer mal à saúde?
Isso é boato. Elas não te intoxicam com CO2 e não reduzem a oxigenação nem mesmo durante exercícios físicos de alta intensidade. Pelo contrário: elas são uma excelente forma de proteção à sua saúde, principalmente aliadas a distanciamento e boa ventilação.
Sinto cheiros enquanto uso. É falsa?
Não! Elas não têm essa função, apenas as que recebem uma camada extra de carvão ativado. É esperado continuar sentindo cheiros externos com elas.
Onde comprar?
Procure em lojas de material de construção, lojas de tintas e lojas de material hospitalar. Farmácias não são as lojas mais indicadas.
Essas máscaras são caras?
O preço médio e justo delas varia entre 2 e 10 reais.
As de tecido não servem mais?
Recomendamos o uso de respiradores PFF principalmente em espaços fechados e pouco ventilados como supermercados, salas de aula e transportes.
As máscaras de tecido não são boas opções.
Mas, se mesmo assim preferir, procure máscaras de pelo menos três camadas de tecidos firmes (não elásticos!), sem costuras frontais (toda costura com linha abre espaço para a entrada de ar contaminado!) e, de preferência, com clipe nasal. Você pode adaptar um arame de pão colado na parte do nariz para moldar melhor a máscara ao rosto.
Posso usar uma cirúrgica e uma de tecido juntas?
Elas não são equivalentes a uma PFF2, mas podem ser utilizadas ao mesmo tempo para aumentar sua proteção. A cirúrgica deve sempre ficar por dentro e a de tecido por cima, para melhorar a vedação.
E as de tecidos antivirais?
O tecido antiviral, mesmo com laudo e certificação, não te protege de "respirar" o ar contaminado com vírus, já que ele inativa com o tempo de contato. Ou seja: funciona para aquelas partículas que já foram retidas pela sua máscara. O que você deve buscar em uma proteção é a sua capacidade de filtrar o ar!
Ainda faz sentido usar máscara em 2024?
Apesar das vacinas, ainda não temos nenhum recurso farmacológico que previna infecções. Com isso, o uso da máscara ainda é recomendado para evitá-las.
Como verificar se minha PFF2 é verdadeira e certificada?
Alguns detalhes podem ser vistos na embalagem: elas nunca têm costura à linha e não são laváveis (se a embalagem diz isso, é falsa!). No Brasil, os modelos também não têm elásticos atrás das orelhas. Procure pelo número do Certificado de Aprovação (C.A) na embalagem e confira em consultaCA.com se está válido e se as características físicas correspondem ao seu produto.
Esse infográfico aponta vários detalhes para os quais você deve se atentar.